• Home
  • Climatização

Climatização

Sistemas de Aquecimento e Refrescamento de Ar ambiente

A climatização tem como objectivo a melhoria da qualidade de vida, promovendo o conforto, a saúde e o bem-estar.  Além disso, os aparelho de ar condicionado ou os Ventilo-Convectores, retiram pequenas partículas de poeira do ar,para que possa respirar ar puro dentro da sua habitação.

Ar Condicionado

O princípio de funcionamento dos sistemas de ar condicionado resume-se a absorver a energia de um local e libertá-la noutro. Este processo requer uma unidade interior, uma unidade exterior e tubagem para interligar as duas unidades que permitirá a circulação do líquido refrigerante de uma unidade para a outra.

Tipos de equipamentos de Ar Condicionado:

  • Sistemas Monosplit
    – dividem-se em dois componentes: a unidade interior a instalar dentro da habitação, contendo o evaporador e a unidade de tratamento do ar, e a unidade exterior colocada no exterior da habitação contendo os restantes componentes;
  • Sistemas Multisplit
    – compostos por diversas unidades interiores ligadas a uma só unidade exterior;
  • Sistema Inverter

Qualquer um dos tipos de equipamentos de ar condicionado anteriormente referidos pode estar equipado com sistema inverter. Este sistema funciona sempre à mesma potência, varia a potência fornecida de acordo com as necessidades de climatização da habitação, variando a velocidade de rotação do compressor. Desta forma, a temperatura desejada é atingida mais rapidamente, mesmo em condições climatéricas muito severas, quer no Inverno quer no Verão.

O sistema inverter consegue reduzir os consumos de energia eléctrica em mais de 25% comparativamente às restantes unidades e ainda eliminar as variações excessivas de temperatura.

 

Ventiloconvectores

Os ventiloconvectores são equipamentos que permitem a dissipação térmica por convecção, estes podem ser suspensos na parede ou colocados junto ao tecto, com a possibilidade de serem aplicados à vista ou em instalações encastradas na posição vertical ou horizontal.

As principais caracteristicas destes aparelhos são:

  • Possibilidade de fazer o aquecimento ou arrefecimento mediante a circulação de água quente ou fria (em instalações de bombas de calor reversíveis,);
  • Rapidez a atingir a temperatura pretendida;
  • Consumo energético mais reduzido;
  • Vasta gama de potências disponíveis, possibilitando cobrir todas as necessidades de aquecimento e arrefecimento.

Piso Radiante

Os sistemas radiantes são sistemas térmicos de baixa temperatura e com um consumo de energia reduzido. O frio ou calor são distribuídos de um modo uniforme sobre todo o ambiente, melhorando o intercâmbio térmico entre as pessoas e as superfícies que o rodeiam.

No sistema de piso radiante sob o pavimento são colocados tubos. No interior destes circula água quente entre a fonte térmica e o pavimento que faz a emissão do calor para o ambiente.

O aquecimento por piso radiante consiste numa tubagem embutida no pavimento de cimento, distribuída por toda a superfície a aquecer. No interior desses tubos circula água quente produzida geralmente por uma caldeira a gás, gasóleo, bomba de calor, etc.

A água transmite o calor ao pavimento através dos tubos de polietileno reticulado de alta densidade com barreira de oxigénio, e o pavimento, por sua vez, faz a emissão do calor para o ambiente da habitação.

O tubo integrado numa placa isolada em poliestireno expandido, limita os desperdícios de temperatura e melhora assim a sua eficácia e desempenho.

As principais características deste tipo de sistemas são:

  • Melhora o rendimento térmico, reduzindo os custos;
  • Produz frio e calor sem movimentação de ar (ausência de ruído);
  • É compatível com qualquer fonte térmica (bomba de calor, caldeira a biomassa, etc.);
  • Faz aquecimento e arrefecimento com baixos consumos;
  • Custos de funcionamento e manutenção reduzidos;
  • Distribuição uniforme da temperatura;

 

Sistemas de Aquecimento

Radiadores e Radiadores Toalheiros

Os radiadores transmitem o calor por meio de convecção e radiação. O calor por um lado é irradiado pela superfície exterior do radiador (radiação) e por outro o ar quente circula por toda a habitação (convecção).

Os radiadores toalheiros permitem “climatizar”as casas de banho com o acréscimo de conforto que proporcionam ao secar as toalhas que usamos diariamente.

 

© 2012 J. Fonseca & Filho, Lda. | instalação de redes de águas e esgotos, redes de instalação de gás, instalações eléctricas e soluções de climatização